Neste dia 23 de julho, a AMO Criança NH completa 23 anos, e ao longo desses anos muitas histórias foram vividas e muitas lutas vencidas.


A entidade tem como objetivo principal a prestação de serviços técnicos especializados às crianças e adolescentes em tratamento de câncer e aos seus familiares. Entre tantas histórias, tem a do Vinicios Aguirre, de 25 anos. Ele chegou na AMO com 11 anos, através da indicação de uma amiga.


Ele realizou um longo tratamento para o Osteossarcoma, um tipo de câncer que se desenvolve nos ossos. Durante o processo, como é normal alguns imprevistos, mas agora já são 10 anos desde a última sessão de quimioterapia do Aguirre.


Para ele, a AMO foi muito importante no processo de tratamento, ele ressaltou o que representa a instituição na vida dele. “A AMO representa amparo, pois muitos passam por lá e sempre precisam disso, desse amparo e cuidado e, a AMO acolhe todos que precisam”, destacou.


Ele deixou uma mensagem especial, para quem está passando por algum tipo de tratamento.

“ Acredito que sempre que estamos em tratamento é o momento onde será um divisor de águas na nossa vida, isso é comum, mas tendo em mente que quando acabar vamos olhar pra trás e ver que passou duas vezes mais rápido do que parece ter passado. É bom aproveitarmos esse tempo como uma pausa de tudo aquilo que estávamos vivendo antes de ter uma doença e concentrar em coisas que nos tragam saúde própria, física e mental. Depois, quando meu tratamento chegou ao fim, pensei que poderia ter aproveitado mais meu tempo durante o tratamento, fazendo coisas que me ajudariam no futuro, por isso é sempre importante o acompanhamento psicológico durante e depois do tratamento”, relatou.


Atualmente a AMO Criança atende 38 famílias, oferecendo acompanhamento técnico: psicólogos, pedagoga, nutricionista, oncologista pediátrica, assistente social, musicoterapeuta, arteterapeuta e fisioterapeuta.