Atendimentos

Atendimento Oncopediátrico
O acompanhamento médico oncopediátrico dos pacientes é de extrema importância para que se possa proporcionar um atendimento de melhor qualidade à família. Visa sempre manter as dúvidas esclarecidas, auxiliando os pais, familiares e pacientes. Proporciona diagnóstico precoce e reduz o número de deslocamentos à Porto Alegre. A AMO acredita que a relação entre médico, pacientes e familiares deve ser próxima, confiável e amável.

Atendimento Pedagógico
O Atendimento Pedagógico visa elaborar estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento educacional do processo de construção e desenvolvimento dos pacientes e de seus irmãos, atuando na garantia da manutenção do vínculo com as escolas. Oferece atendimento pedagógico individual, ou em pequenos grupos, objetivando a inserção com qualidade e o progresso do estudante nas respectivas modalidades de ensino.

Serviço Social
A assistente social acompanha as famílias assistidas dentro das dificuldades enfrentadas. É quem traça o perfil familiar com o objetivo de conhecer suas carências sociais, econômicas e culturais. Orienta sobre direitos sociais e recursos públicos, fazendo articulação com a rede de atendimento, conforme demanda da criança e da família.

Nutricionista
O acompanhamento nutricional tem como objetivo assegurar o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e o bem estar do paciente. Orienta a cuidadora e oferece formação para a reeducação alimentar de todos os membros da família.

Musicoterapia
As crianças e adolescentes são estimuladas a usarem a linguagem musical como forma de comunicação, utilizando os elementos da música e atividades musicais, o objetivo da musicoterapia é promover uma nova forma de expressão para os participantes propiciando a melhora na qualidade de vida, através da prevenção, tratamento ou reabilitação de funções físicas e/ou cognitivas.

Fisioterapia
Na AMO Criança, realizam-se avaliações e condutas nas áreas da prevenção, reabilitação e cuidados paliativos, conforme as necessidades de cada criança e adolescente atendido pelo serviço. Exercícios terapêuticos, manobras respiratórias e terapia manual são alguns dos possíveis recursos utilizados para a recuperação e o desenvolvimento dos pacientes atendidos.

Psicologia
O acompanhamento psicológico, tanto individual quanto em grupo, visa fornecer apoio emocional a pacientes e familiares durante o período de adoecimento e tratamento do câncer, acolhendo os sentimentos e auxiliando nas dificuldades desde momento.

Arteterapia
A arteterapia tem como objetivo fornecer apoio emocional a pacientes e familiares oportunizando que expressem através da linguagem artística seus sentimentos e emoções em relação ao processo de adoecimento e tratamento do câncer e, desenvolvam recursos emocionais para o enfrentamento da doença.

Oficinas
As oficinas são oferecidas para todos os membros da família. Elas podem ter diversos objetivos diferentes de acordo com o público para qual é destinada, porém o propósito final é ampliar a qualidade de vida do paciente de câncer infantil. São constituídas por atividades artísticas, de desenvolvimento cognitivo, recreativas, de geração de renda, terapia ocupacional e de fortalecimento de vínculos.


Horários de funcionamento

De segunda à sexta-feira: das 08:10 às 11:40 e das 13:00 às 18:00

Sábado: 08:30 às 12:00

Domingo: FECHADO